Dez ações de empresas destaque em práticas ESG selecionadas pelos analistas do BB Investimentos para você.
A Carteira BB ESG busca combinar a temática da sustentabilidade, selecionando os papeis melhor posicionados no ranking LSEG, e uma filosofia de value investing, inspirada no trabalho de Joel Greenblatt. No mês de janeiro, a carteira teve uma valorização de 4,70%, ante uma alta de 5,7% no ISE (índice de sustentabilidade da B3). Em 12 meses, no entanto, a carteira se valoriza 5%, contra uma queda de 8,9% no ISE.
A temática ESG é consolidada em dois relatórios, aqui agrupados: 1) a Seleção BB ESG, que lista as empresas que exibem as melhores práticas nos aspectos ambiental, social e de governança, dentro do universo de cobertura do BB Investimentos; 2) a Carteira BB ESG, composta por 10 empresas que estejam na Seleção BB ESG e que se destaquem em dois importantes indicadores fundamentalistas: O ROIC (retorno sobre o capital investido) e o earnings yield (lucro anual por ação dividido pelo preço por ação).
A Seleção BB ESG e a Carteira BB ESG são atualizadas trimestralmente, sempre utilizando os balanços reportados para classificar as companhias de acordo com seus respectivos indicadores fundamentalistas. A carteira atual fica vigente até o final de março de 2025, quando terminará a divulgação da temporada do 4T24. A aposta em uma combinação de fatores fundamentalistas com a seleção de companhias com melhores práticas ambientais, de governança e sociais tem sido bem sucedida, trazendo retornos consideravelmente maiores do que o índice de referência.

Em nossa metodologia, a periodicidade de alterações na carteira é trimestral, nos fechamentos dos meses de novembro, março, maio e agosto com apuração e divulgação mensal de performance.




Fonte: Investalk Banco do Brasil